sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

10 Dicas para as Férias, Feriados e Fins de Semana

Descanso.. ah o descanso!!!

Todos nós, volta e meia, ou estamos esperando ansiosamente por uma folga, ou estamos de folga! Então, pensando nisso, resolvemos lançar como primeiro tema do nosso vlog a temática "Férias, feriados e fins de semana".

O descanso é algo muito bom e necessário, e deve ser muito bem aproveitado, assim como todo o nosso tempo, afinal como já ouvimos muito, ele é o que de mais precioso podemos dar a Deus!
É neste tempo de folga aonde devemos aproveitar para rever os que não vemos a algum tempo, reunir os amigos e família e marcar convivências com a galera. Neste períodos procurar eventos da Igreja para participar é sempre uma boa opção.

Devemos aproveitar essas oportunidades para descansar, conviver, e se divertir de todo jeito, mas tudo isso lembrando que não se tira férias de Jesus, logo devemos manter nosso testemunho, nossa vida de oração, o desejo de evangelizar e fazer de tudo para não perder ao menos a Santa Missa do domingo; mas caso isso, por impossibilidade, ocorra, vamos relatar um pouquinho melhor como lidar com isso...

*Como santificar o dia quando não posso ir à Santa Missa num domingo??

O primeiro mandamento da Igreja é "guardar Domingos e Festas", e é de extrema importância participarmos da renovação do sacrifício de Nosso Senhor, a Santa Missa, ao menos nos domingos, bem como participar das festas que a Igreja nos recomenda (festas de padroeiro da cidade, etc.), porém dependendo de para aonde viajamos, essa ida Santa Missa fica inacessível, e é em relação a isso devemos ter bastante atenção.

1º - Em primeiro lugar se você vai traçar a rota da sua viajem, priorize um local aonde você sabe que até mesmo se não tiver naquela cidade, você terá condições de ir à Missa no domingo (numa cidade vizinha ou algo). Se você não tem direito de escolha do local, ao saber pra onde vai, se programe, procure logo saber se lá no domingo você terá acesso a Santa Missa, se não tiver, busque na internet ou como puder saber qual o local mais próximo você poderá ir, para que assim já vá "conquistando" seus pais ou pessoas com que vai viajar, para que eles possam te levar

2º - Infelizmente, as vezes, não conseguimos escolher pra onde vamos, e acontece de lá além de não ter a Santa Missa nos domingos, nem se tem por perto ou às vezes você, por não ter independência ou como se locomover, não pode ir, e acabamos ficando impossibilitados de participar da Missa no domingo.. Sim, é realmente triste (já passei por isso), mas calma, tem "uma saída":

->  Faltar a Missa aos domingos é pecado mortal, mas já que você está impossibilitado (diante de tudo que listei acima) esta fato, o de faltar a Missa no domingo, não se configura pecado, mas você deve lembrar de santificar o dia, o dia do Senhor.

* É preciso para santificar o dia, tirar um momento para Deus, mas se você já tem sua vida de oração normal (terço, oração com a Palavra, etc.) é recomendável dar um tempo a mais, para "compensar a falta da Missa", e o mais recomendado é, se possível, assistir a Santa Missa (pela TV, internet,...) e clamar a comunhão espiritual (que é eficaz!).

Após isso, não se preocupe, o Senhor sabe do seu desejo de participar da Santa Missa, e vê sua impossibilidade, portanto, se preferir, apresente esta falta na confissão, mas fique tranquilo, pois, diante sua impossibilidade, não se configurou o pecado grave :)

No mais, termino com aquilo que disse no vídeo: aproveite ao máximo suas férias/descanso, curta muuito mesmo, mas lembre-se de que em prol do testemunho ás vezes é preciso renunciar algumas coisas e evitar outras, afinal "tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém" (I Cor 6,12)

Com desejos de bom descanso,
Gabriel Moraes, missionário católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário