quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

#EuVi - Dicas de como potencializar a evangelização através da observação


Evangelizar é um chamado que todo cristão carrega consigo, e por ser algo tão importante  (pela salvação dos nossos irmãos) não deve ser feito de qualquer jeito ou apenas por fazer, mas pelo contrário devemos nos esforçar para fazê-la da melhor forma possível convictos de sua importância e eficácia.

Diante do combate em que estamos travando com o mundo, onde cada um usa suas "armas" para conquistar almas, devemos tomar posse de que afim de alcançarmos de forma mais produtiva nosso objetivo, que é a conversão dos nossos evangelizados, devemos ser bastante estratégicos; isso mesmo, 'estratégicos' como numa guerra em que cada passo é fundamental para o bom êxito da 'missão'!

O primeiro passo da nossa estratégia e que pode potencializar muito a evangelização é a observação, pois é analisando o nosso "alvo" que poderemos traçar os melhores caminhos para chegar até ele e ao chegar nele sabermos como melhor agir.

O Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, nos alertou pra o fato de que antes de querer evangelizar aqueles que estão fora da Igreja, devemos evangelizar os que estão dentro, e é a partir desse conceito que começamos nossa estratégia: visando as pessoas que já estão mais abertas a Deus, pois são "presas" mais fáceis e que podem gerar frutos de conversão mais rapidamente e até mesmo, sem demorar muito, estar ao seu lado evangelizando outros, junto com você na mesma missão!

Estas pessoas as quais me refiro e sobre quais o Papa Francisco falou, não são, em primeiro plano, pessoas de caminhada e que estejam engajadas, mas pessoas que já frequentam a Igreja (com grande frequência ou não) ou que demonstram claramente que tem fé, mas que ainda não tiveram uma grande experiência pessoal com nosso Senhor Jesus Cristo, e por isso ainda não são totalmente comprometidas com o Reino de Deus. Costumo dizer que existem pessoas que só faltam pedir para serem evangelizadas, estas pessoas as quais devemos ir ao seu encontro primeiro (disse primeiro e não 'exclusivamente'), nos dão grandes sinais quando, por exemplo, vão a uma Santa Missa, usam algum objeto religioso (terço, escapulário, cruz...) ou curtem algo (nas redes sociais) que fale sobre Deus; mesmo que de forma bem sútil, estas pessoas estão gritando a nós "eu tenho fé, eu creio, só preciso que alguém (você!) seja canal para que eu possa dar passos mais profundos nos planos de Deus!".

Para que a estratégia seja melhor compreendida e praticada, vamos dividi-la e explica-la em formato de passos a serem seguidos:

1º -  Observe aqueles que frequentam a Igreja e/ou usam objetos religiosos:

É preciso ter um olhar atencioso, de quem realmente deseja evangelizar, e assim você poderá perceber estes sinais: alguém que você nunca imaginava e que foi a Missa, alguém novo na paróquia ou até mesmo aquele jovem que não perde uma Missa de Domingo mas não está engajado e pessoas que até mesmo na rua, usam bijuterias religiosas.

2º - No campo virtual, preste atenção em quem curti suas postagens:

Uma dica importante é ficar atento em suas redes sociais! Normalmente, quase exclusivamente, compartilho apenas coisas de Deus em minhas redes sociais (facebook, Instagram, etc.) e algo que me ajuda bastante a traçar o perfil dos meus "evangelizados" é analisar a 'repercussão' do que compartilho, por isso sempre que compartilho algo da Igreja eu verifico os nomes de quem curtiu. Muitas vezes ao fazer isso nos surpreendemos com algumas pessoas que acreditamos que nunca se ligariam nessas "coisas de Igreja", porém são bem elas que curtem e assim também aprendemos a deixar de lado os nossos "achismos" em relação a evangelização. Dependendo do conteúdo que você compartilhou e que foi curtido por alguém, você pode começar a ter uma certo conhecimento prévio sobre esta pessoa e a partir daí entender "em que nível você está" ao se questionar diante disso se a pessoa "é alguém que acredita nos santos?, que acredita em Maria?, etc." e pensar como pode proceder adiante, como por exemplo "puxar um assunto" com ele.

*Obs.: Não é porque alguém curtiu sua foto do Papa Francisco que ele está convertido não, tenha calma e prudência! rsrsrs

3º -  Saiba trabalhar em conjunto!

Para o sucesso da missão, saber trabalhar com a ajuda dos irmãos é fundamental, afinal aquela pessoa que foi 'detectada' como um terreno fértil para a evangelização pode ser próxima de algum amigo seu e você deve buscar a ajuda dele! No Ágape Jovem, grupo de evangelização nas escolas, ao formular esta estratégia, combinávamos de ao ver qualquer aluno da escola dando algum destes sinais, de dizer ao membro do grupo que fosse da mesma sala que esta pessoa e assim, trabalhando em conjunto, sabíamos que poderíamos muito mais!

4º - Dê passos (talvez o mais importante)!

A observação é o primeiro passo para a evangelização, é um passo importantíssimo, mas não podemos de forma alguma parar nele, se não tudo se perderia, mas devemos dar prosseguimento a tudo isso. Por exemplo, se eu vejo que tem um jovem novo na paróquia, ou um colega de sala que usa um escapulário, eu devo ir até eles, acolhe-los e até mesmo elogiá-los por estes sinais: "fiquei feliz em ti ver aqui/ me alegrei em te ver aquele dia na Missa", "nossa, que legal este escapulário, você é devoto?". Partindo desses primeiros passos, você deve buscar fortalecer o laços de amizade (que é por onde tudo começa, e falarei mais sobre isso em outro artigo), e a partir daí ir evangelizando, tanto pelo seu testemunho, quanto pelo anúncio de Deus, e até mesmo o convidando a participar do seu grupo de jovens.

**Obviamente não devemos buscar evangelizar somente aqueles que já demonstram estes sinais, afinal como nos diz Jarbinha Silva da Missão Galileia, "somos enviados a TODOS e não a alguns", porém a nível de estratégia estes são aqueles, que como dito, devemos ir por primeiro mas nunca de forma exclusiva, afinal aqueles que nem estes sinais dão talvez ainda precisem mais ainda de nossa oferta, por isso sejamos efetivos ao evangelizar para que unidos àqueles que dando os sinais você o evangelizou você possa ir ao encontro daquele que ainda não mostra sinal algum de fé!

Como uma forma mais 'didática' batizamos esta estratégia como "#EuVi", afim de que os jovens possam deixa-la bem gravada na mente e que essa ideia seja lembrada e posta em prática no dia a dia.
Com este artigo a Missão Jeremias da início a série de formações sobre evangelização, que tem por objetivo potencializa-la e fazer com que cada atitude evangelizadora possa dar ainda mais frutos

Que Deus abençoe a sua estratégia e missão
evangelizadora!
Gabriel Moraes, missionário católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário